Núcleo de Estudos

O VÔO dos PÁSSAROS:

Preparo para   independência

Dia 28 de Abril de 2011, quinta-feira, às 20h30min

Na Infância somos protegidos pela Família e nos sentimos como uma BORBOLETA num casulo. Conforme o crescimento, podemos aumentar nossa autonomia de vôo, pois por volta de 7/8 anos nosso aparelho psíquico já funciona in-dependente do psiquismo dos pais e a partir dos 11 anos, adquirimos uma nova função: PENSAMENTO FORMAL. Segundo Piaget, uma das consequências de se adquirir pensamento! operatório formal é a capacidade de construir provas lógicas em que a conclusão segue a necessidade lógica. Essa habilidade constitui o raciocínio dedutivo. Portanto,

UMA ETAPA PARA A CONSTRUÇÃO DE VALORES ÉTICOS E  MORAIS.Ou seja o pré-adolescente (de 11 anos em diante) já pode observar por si mesmo, comparar, correlacionar e tirar suas próprias conclusões.Portanto,o que a família propõe como valores, de fato é constantemente "checado", por isso os pais devem  ser verdadeiros e firmes para ambos os lados:para si próprios e para os filhos.O "ladrão" da situação é o famoso ditado:"Façam o que eu falo, mas não o que eu faço".

Com a aquisição dessa nova função é fundamental que os pais "treinem" seus filhos nessa etapa para:

1)Reconhecer  hierarquia e exigir obediência às leis formais e as leis "da vida", assim seu filho entenderá  que não é o dono do mundo e que sempre existe "UM OUTRO" ao seu lado

2) Proporcionar situações novas para que ele verifique seu medo, sua coragem, perseverança,desânimo,curiosidade,etc.Enfim, por onde anda o desejo?

3)Inserir o grupo de amigos  na vida dos filhos.Essa  fase é o início da separação dos pais internalizados (pais no imaginário dos filhos) como uma fase preparatória para o vôo final.E o grupo de amigos é uma ponte fundamental para tal passagem.A partida  da Casa Matriz é inevitável e  o grupo  facilita o processo para a viagem não ser solitária...

AS    AVES       NÃO   VOAM      SOZINHAS...                          OU

VOCÊ      QUER    UM     PASSARINHO    NA      GAIOLA?

Palestras e Cursos
Profissionais

Saiba quais são os profissionais credenciados ao nosso clube indicados para as mais diferentes áreas.

Núcleo de Estudos

Oferecemos Cursos, Seminários e Palestras visando o Aprimoramento e Pesquisa aos participantes do Projeto e a comunidade de Santos e região.

Artigos para Pesquisa

Selecionamos uma coleção de artigos e pesquisas científicas importantes nas mais diferentes áreas para ajudar os pais e os filhos.

Eventos

Conheça um pouco mais do nosso clube, veja algumas fotos e saiba de eventos importantes realizados pelo Clube das Mães e Pais.

Associe-se ao Nosso Clube

Faça parte desse Projeto adquirindo nossa carteira mediante uma taxa e assim aproveite nossos benefícios