A Fase do CONTRA

Algumas frases dos pais:

“Meu filho faz birra”, “Ele é tão difícil para obedecer”, “O adolescente lá de casa é muito rebelde” e por aí vai...

Quando se trata de criança até 7 anos eles deveriam obedecer, pois o sistema funcional é heterônomo , ou seja funciona a partir de um comando (claro que de um adulto), sendo uma vez ou outra mais difícil.Mas se normalmente é ao contrário, tem algo que está operando na contra-mão.

Aos 8 e 9 anos a criança começa mesmo a experimentar o NÃO pois seu psiquismo está iniciando uma fase nova:re-conhece a si próprio como uma pessoa separada da mãe e pai.Portanto começam a contrariar no universo do corpo:resistência para tomar banho, pentear-se,etc.

Na pré-adolescência 11, 12 anos  devem começar a  “partir” do núcleo familiar, mas como isso é uma tarefa muito difícil, eles necessitam de um grupo externo para auxiliá-los na “viagem”.Por isso toda mãe vira “bruxa”,”má”, “pré-histórica”,careta , etc. assim como todo pai “chato”, “só fala em dinheiro”, “só pensa em trabalho”.

Por que é tão difícil perceber o início da autonomia (separação) dos pais aos 8 anos?

Por que tanto barulho para se IN_DEPENDER dos pais?

Por que tanto alvoroço para chegar mais perto do grupo?

Uma coisa é certa: (por incrível que pareça)

QUANTO MAIS BRIGA HOUVER, MAIS DIFÍCIL ESTÁ PARA O FILHO SE DES-APEGAR DOS PAIS.

POR QUÊ?

Vamos conversar sobre o assunto:

Dia 30 de Setembro de 2010, às 20h30min

Psicóloga responsável: Maria Stella Cabaz Tavares - CRP 06/5480