Tropeçando no 'pinico' ou caindo na privada?

Tropeçando no “Pinico” ou Caindo na Privada?
Dia 24 de setembro de 2009, quinta-feira, 20h30min
Tirar as fraldas é uma tarefa que requer tempo e paciência; como qualquer outro hábito que queira se estabelecer: tirar a chupeta, desmamar, dormir, comer sozinho, tomar banho, escovar os dentes, etc.
Segundo Piaget, a criança está equipada com um aparelho para responder a Comandos, portanto deveria ser bem fácil o estabelecimento dos hábitos para a criança.
A idade mais apropriada para tirar a fralda deve ser em torno de 2 anos. Primeiro deve ser tirada a fralda diurna para então passarmos para a noturna. Mas tem criança que acaba deixando as duas ao mesmo tempo. Quando o controle esfincteriano não é muito bem estabelecido, numa primeira dificuldade, a criança regride. Às vezes, lá na frente por volta de 5 ou 6 anos, a criança apresenta Enurese Noturna, e não se trata de Enurese e sim conseqüência de um Controle Esfincteriano Pouco Estabelecido.
O ideal é começar num momento que a família esteja preparada para tal tarefa, pois é uma tarefa que envolve todos os cuidadores da criança. As pessoas envolvidas devem ter uma mesma atitude combinada, para a criança não se sentir insegura; principalmente aquelas que passam o maior tempo na escola, os pais devem procurar seguir a mesma orientação da escola ou vice-versa.
Olhando para a foto da privada, qual a sua sensação?
Imagina a altura da criança olhando para a privada nesse ângulo...

A percepção da saída das fezes para a criança é extremamente importante. Ela se imagina “saindo da própria mãe”. Vem daí uma grande confusão para a cabecinha dessa criança!É necessária muita atenção nesse período, pois está sendo estabelecida a primeira relação com as REGRAS. Por isso, crianças que já poderiam ter o controle às vezes não o fazem por BIRRA. Por isso, não adianta continuar colocando a fralda só porque ela não consegue Controlar(RETER). É tentar “tapar o sol com a peneira”. O melhor é parar e tentar refletir em cima do problema. Venha ao encontro!

Com a Psicóloga Maria Stella Cabaz Tavares - CRP 06/5480

ENTRADA FRANCA para Associados e
PAIS e PROFESSORES das Escolas Associadas

Reservas antecipadas
Local: Rua Benjamin Constant, 61 - Embaré – Telefones: 32718522 / 32711065.
www.clubedasmaesepais.com.br