Catalina Perez:TEORIA DO APEGO

TEORIA DO APEGO

Dia 19 de agosto de 2011,sexta-feira

JOHN BOWLBY (26 Fevereiro 1907 / 2 Setembro 1990) foi um psicanalista inglês, que investigou e elaborou a teoria que procura explicar como ocorre e quais as implicações para a vida adulta - dos fortes vínculos afetivos entre o bebê humano e o provedor de segurança e conforto.

Na sua teoria, aborda a vinculação como sendo essencial no desenvolvimento da criança. Quando por vários motivos não puder haver essa proximidade, o sujeito pode experenciar medo, insegurança, que muitas vezes não consegue identificar. Esta tensão é reduzida e desaparece até quando se recriem situações de proximidade com a mãe ou seu cuidador. Segundo Bowlby, há fatores que interagem e são suscetíveis de ativar os vetores de vinculação ou aumentar a sua intensidade, tais como: as condições internas da criança (fadiga, fome, dor), a localização e resposta da mãe, as características ambientais, etc. O instinto de vinculação é, pois, um elemento organizador importante da atividade sócio-emocional da criança. A vinculação surge assim, segundo Bowlby, como uma realidade instintiva. Na base desse instinto encontra-se uma relação forte da criança com a mãe. Neste sentido, Bowlby pode ser considerado um inovador na forma como abordou as relações precoces mãe-filho.

APRESENTAÇÃO DA TEORIA DO APEGO POR: (aula será dada em PORTUGUÊS)

Dra. CATALINA PEREZ

Professora da Universidade de Málaga, Espanha

APEGO E PSICOTERAPIA

14:00     às    18:00

Coffee-break às 16:00

Público alvo: Psicólogos

Aplicação da teoria de Bowlby na técnica psicoterápica  através de Mary Ainsworth, Mary Main e Peter Fonagy

Taxa de participação: R$120,00

Para associados: R$100,00

O valor poderá ser pago em 2 parcelas

O APEGO na Educação

20:00    às    22:00

Público alvo:   Professores, monitores, terapeutas em geral

Os tipos de vínculos apresentados pela criança e a forma de como lidar com eles. Crianças vítimas de maus tratos,crianças de rua, crianças institucionalizadas, crianças hospitalizadas,enfim o reconhecimento do  rompimento ou separação dos  laços afetivos .

Taxa de participação: R$60,00

Para associados:  R$ 40,00