Catalina Perez: Cuidados Maternos e Saúde Mental

CUIDADOS MATERNOS E A SAÚDE MENTAL

Dia 4 de setembro de 2009, sexta-feira, das 16h30min às 20h30min

Nesse encontro temos o prazer de apresentar Catalina Perez, Professora Associada da Faculdade de Psicologia da Universidade de Málaga que a convite da USP veio ministrar um curso em São Paulo.

Por intermédio de Leila Tardivo e Sandra Gomes Pereira marcamos um encontro com ela em Santos, no NÚCLEO DE ESTUDOS MATER DEI, o qual gentilmente aceitou dentro de uma agenda lotada , entendendo a importância do tema para o trabalho desenvolvido pelo nosso Clube das Mães e Pais.

CATALINA PEREZ

Psicóloga pela  Universidade de Granada e Doutora em Psicologia pelo Brooklyn College of the Graduate School & University Center, The City University of New York, New York, EUA

Membro do grupo de investigação do  Departamento de Psicologia Evolutiva da Universidade de Málaga. Investigação sobre a Teoria do Apego

Publicação de numerosos artigos em revistas internacionais

de alto impacto, como  American Journal of Physiology, e numerosas apresentações em congressos internacionais

Para conhecermos um pouco do pensamento de John Bowlby algumas de suas  citações:

1. “O comportamento de ligação é concebido quando uma pessoa alcança e mantém a proximidade com outro indivíduo diferenciado e preferido, o qual usualmente é considerado mais forte e (ou) mais sábio”. Nos adultos são evidentes quando uma pessoa está consternada, doente ou assustada.

1. “Existem hoje provas de que os afetos mais intensos e perturbadores provocados por uma perda são o medo de ser abandonado, a saudade da figura perdida e a raiva por não reencontrá-la. Em vez de enfrentar a realidade e tentar harmonizar-se com ela , empenha-se numa luta contra o passado.”

1. “Uma pessoa com a personalidade saudável é capaz de trocar papéis quando a situação muda, pois tem a capacidade de confiar nos outros quando a ocasião requer e também para saber em quem é conveniente confiar. Uma mulher nessas condições está apta durante a gravidez e puerpério tanto a solicitar apoio e ajuda principalmente a figuras apropriadas e a seu marido como também dá-lo ao seu bebê.”

1. “Torna-se a principal figura de ligação de um bebê aquela pessoa que lhe dispensar a maior parte dos cuidados maternos. O comportamento de ligação mantém-se ativado até o final do terceiro ano de vida; no desenvolvimento saudável, torna-se, daí em diante, cada vez menos ativado.”

1.  Trilogia da Teoria do apego de John Bowlby:

Vinculação, Separação e Apego.

2. Tipos de vinculação: segura, insegura e ansiosa

3. Diferença entre apego e comportamento de apego