Síndrome do Ninho Quase Vazio

Síndrome do QUASE ninho vazio

Dia 25 de novembro de 2010, quinta-feira, às 20h30min

Tão conhecida é  a Síndrome do Ninho Vazio: sensação de que falta alguma coisa, de que a casa está vazia quando os filhos vão estudar fora, se casam ou mudam para outros países. Porém, já existe um  prenúncio desta na " Síndrome do QUASE Ninho Vazio".
Na verdade, tanto uma quanto a outra, detecta o quanto a mulher se sente “esvaziada” quando há o declínio da FUNÇÃO MATERNA. Ou seja, quando a criança e/ou adolescente pode alcançar mais autonomia, pode fazer escolhas e se responsabilizar por elas, experimentar vôos curtos para iniciar a capacidade de planejamento, a Mãe tem que esperar, ficar ao lado e não sair na frente.Nem sempre essa posição é muito confortável para as mães.Esperar para ver se dá certo, causa angústia; ficar de braços cruzados, gera ansiedade e ficar ao lado, dá impressão de ficar DE LADO.
E com certeza, os filhos partem... e em bando, como os pássaros. A Pré-adolescência e adolescência é o momento onde o grupo de amigos é uma opção a mais e é em sua companhia que eles se sentem mais confortáveis para dar os primeiros vôos.
Claro que para algumas mães esse momento gera o sentimento de já não SER TÃO IMPORTANTE.

É uma sensação tão própria de cada mulher que não importa se trabalha fora ou não; se tem marido ou namorado ou se tem hobby ou não.

Por que acontece isso? E será que isso só acontece com as mulheres?

Vamos conversar sobre o assunto!

Psicóloga responsável: Maria Stella Cabaz Tavares - CRP 06/5480

ENTRADA FRANCA PARA ASSOCIADOS E